sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Pasta-Casa

Na postagem de hoje colocamos no ar uma música de Allan Carvalho e Fábio Cavalcante, chamada “Pasta-Casa”, presente no 1º CD do Fábio, pelo seu selo – FGC Produções Independentes (2003).

A canção nasceu de uma brincadeira na casa do Allan, mas ganhou roupagem ousada no arranjo do próprio Cavalcante.

Vale à pena conferir o registro!

Link:
http://www.4shared.com/file/83113803/c064d6a4/Pasta-Casa.html


Abraços do Quaderna!


PS: e quem quiser o CD completo, basta visitar o site:
www.fabiocavalcante.com

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Maria Fecha a Porta!

Mais uma música postada no blog. Desta vez o som é do nosso parceiro César Escócio, acreano há muito tempo enraizado em Belém. No CD do Quaderna ele marca presença na faixa “Poronga”.

O nome da canção a seguir é “Maria Fecha Porta”, que traz uma melodia contagiante e uma letra que é um brinde! Ouçam em volume alterado... Valerá à pena!

Obs.: quem assina o arranjo é Pedrinho Calado, compositor paraense.

Link: http://www.4shared.com/file/83112882/c7060b5f/06_Maria_Fecha_a_porta.html

Abraços do Quaderna!

Quaderna no Utinga – FSM

Amigos,
Na manhã deste sábado (31/01/09), a partir das 9h, tocaremos no evento “Por Entre Trilhas E Sonhos: Pororoca De Saberes, Sabores E Ritmos Da Amazônia”, no Parque do Utinga, dentro da programação do FSM - Belém-PA.

A Trilha...
Essa atividade auto-gestionada foi inscrita no Fórum Social Mundial de 2009 para fortalecer a luta pela defesa da natureza, incluindo a Amazônia e outros ecossistemas, como fonte de vida para o Planeta Terra e afirmar a inter-multiculturalidade dos povos originários do mundo − indígenas, afrodescendentes, ribeirinhos, pescadores, extrativistas, entre outros − que se assumem enquanto sujeitos de direitos ao exigir seus territórios, línguas, culturas, identidades, justiça ambiental, espiritualidade e bom viver. A atividade será realizada no dia 31 de janeiro de 2009, das 8 às 12h, no Parque Estadual do Utinga - PEUt, para um público estimado de 500 a 800 pessoas.


O Parque Estadual do Utinga
O Parque Estadual do Utinga – PEUt está localizado no Nordeste do Estado do Pará, inserido na Região Metropolitana de Belém, nos municípios de Belém e Ananindeua, na área conhecida como Utinga, termo indígena que significa “quantidade de água, nascentes e rios”.
Sua denominação e importância relacionam-se diretamente à proteção e conservação dos Lagos Bolonha e Água Preta, reservatórios responsáveis pelo abastecimento de água à população da região metropolitana de Belém.

Não esquecer de levar:
- Chapéu ou boné
- Tênis confortável
- Repelente
- Guarda chuva ou capa de chuva
- Cantil ou Garrafinha com água
- A voz, para cantar com a gente!

Abraços do Quaderna!

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Outro Convite!

Amigos,

Segue mais um convite para assistir o filme “Seu Didico – Paraense Velho Macho”, a ser exibido nesta quinta(29/01/09), às 18h30min, no cinema da FRU, pelo Fórum Social Mundial.

Lembrando: o Quaderna assina 2 músicas neste documentário do amigo Chico Carneiro, lançado em 2008, aqui em Belém.

Abraços do Quaderna!


Convite Furioso!

Recado do Fábio Cavalcante e do Valério Fiel:
-------------------------------------------------------------
Caros amigos,
Amanhã (quinta-feira) o coletivo Artesanato Furioso, do qual faço parte, se apresenta no Instituto de Ciências da Arte (ICA), às 19:30h. A entrada é franca. Segue em anexo um flyer do evento.Quem quiser algumas informações sobre o Artesanato, é só acessar essa página: http://www.fabiocavalcante.com/artesanato.asp
Ah, o ICA é o antigo Núcleo de Artes, na Praça da República, ao lado do teatro Waldemar Henrique.
Abraços.
Fábio

-----------------------------------------------------------------------------------------
Caros,
segue divulgação do nosso show de amanhã no ICA em Belém. Se der, passem lá, se não der, divulguem.
Abraços e obrigado,
VFC

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Porta de Casa

Quem lembra do grupo paraense Porta de Casa, no qual passaram Cincinato Jr., Ronaldo Silva, Jr. Soares entre outros nomes da música parauara? O link a seguir traz o som dessa galera que até hoje faz “barulho” Brasil afora.

Muitos insinuam no Porta de Casa a origem do Arraial do Pavulagem. Então, trata-se de um convite a curiosidade de quem ainda não conhece o trabalho e uma refrescada nos ouvidos daqueles que puderam curtir o grupo na tão badalada década de 80.

Link: http://www.4shared.com/file/82288505/db2d7ca8/Porta_de_Casa.html

Músicas:

01 – Passageiro da Canção
02 – Revoada
03 – Num Dia Qualquer
04 – Coração Cigano
05 – Se Calam as Bocas
06 – Lua Nua
07 – Todos os Lugares
08 – Maresia
09 – Carimbolando por Salinas
10 – Marajó

Obs.: caso haja problemas com a disponiblização desse registro, em relação aos direitos autorais, o blog retira no ato. Queremos aqui somente divulgar o baú (fechado e com poeiras) de nosso rico repertório paraense.

Abraços do Quaderna!

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Quaderna Recebe o Prêmio Dynamite!

Na postagem a seguir mostraremos o Quaderna presente na cerimônia de premiação do Prêmio Dynamite de 2008, ocorrida no auditório Franco Montoro, da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, na noite de 14 de janeiro de 2008.

Vale destacar nesta premiação o apoio incansável da companheira Jerusa Aguiar, uma das maiores culpadas do grupo receber tal honraria. Só temos a agradecer o baita incentivo dela, regado de muito carinho, amizade e torcida na lida da gente em fazer música nesse país. Fica aqui o forte abraço do Quaderna à Jerusa!

Obviamente que não podemos esquecer do apoio de todos os amigos-fãs de nosso trabalho que votaram ao longo daqueles meses.

A família da gente também recebe o mesmo afeto em troca, pois eles são os grandes incentivadores, além de segurarem a barra quando estamos agindo.

Por fim, a todos, o nosso “valeu” de coração! Tomara que o grupo continue no rumo certo, sempre com o calor gostoso dos senhores e senhoras! É muito prazeroso trazer pro Pará algo significativo do cenário musical brasileiro.


Allan com Jerusa e Flávia

Com Fábio

Com a Jerusa


Cômico: na volta, em Guarulhos, quase que o prêmio Dynamite fica no aeroporto. A "porteira" lá do embarque queria barrar o Allan de voltar com a “bomba” (réplica de 3 dinamites). Parece brincadeira acreditar que um objeto de plástico confundiu e deu gelo na segurança de um dos mais movimentados aeroportos do Brasil. “Pera lá”! O Prêmio veio amassado na bagagem, mas chegou (rs).
Obs.: não conseguimos disponibilizar o vídeo da cerimônia. Aguardem!


Links que detalham a premiação. Confiram!

http://dynamite.terra.com.br/portal/lernews.cfm?id=1470

Saiba como foi a entrega do Prêmio Dynamite

Foi realizada na noite do dia 14 de janeiro a entrega do Prêmio Dynamite de Música Independente referente a 2007 e votado pelo público em 2008.
A cerimônia, realizada num auditório da Assembléia Legislativa de São Paulo, foi apresentada por Kaká Schwartzman, que apresenta o programa Crash TV.
Os primeiros a serem chamados para botarem as mãos no troféu – três bananas de dinamite com um relógio-despertador, produzida pela Oficina de Jóias – foram os integrantes da banda paranaense Sugar Kane, vencedores na categoria Punk/Hardcore.
Dando continuidade, foi anunciada a banda vencedora na categoria Heavy Metal: a paraense Madame Saatan. Como não puderam estar presentes, os músicos mandaram um vídeo de agradecimento. O mesmo aconteceu com o vencedor na categoria Personalidade. Assim como seus conterrâneos, Bernie Walbenny – um dos maiores produtores culturais do Norte do Brasil – também teve seu agradecimento transmitido através do telão. O Pará ainda levou mais uma dinamite. O Quaderna, vencedor na categoria Destaque Regional, teve um integrante presente para recebê-las, contudo.
O goiano Fabrício Nobre subiu ao palco duas vezes. Primeiro para receber pela Monstro Discos, eleita na categoria Selo/Gravadora, e depois pela Abrifin – a qual preside – que levou o prêmio na categoria Produtora/Movimento/Associação. O Centro-Oeste teve mais um vencedor. A banda cuiabana de folk rock Vanguart também estava lá para levar para casa o prêmio na categoria Indie, e Helio Flanders, vocalista da mesma, ainda aproveitou para receber pelo programa mineiro Alto-Falante, mais uma vez vencedor na categoria Programa de TV/Emissora.
O Mundo Rock de Calcinha, de São Paulo, levou na categoria Programa de Rádio/Emissora e um dos representantes aproveitou o discurso de agradecimento para convidar a banda feminina Lipstick, também de São Paulo, para ir ao estúdio ainda esse ano para participar do programa. As meninas do Lipstick, aliás, já haviam recebido o troféu na categoria Pop. Os aplausos foram calorosos. Não só aplausos, como também assovios. A ala masculina se empolgou com o quinteto. Pedro D’Eyrot, do Bonde do Rolê, recebeu as dinamites pelo grupo paranaense, que faturou na categoria Música Eletrônica.
Numa pequena pausa, André Pomba, publisher da Dynamite, prestou homenagens emocionadas a três grandes nomes do rock nacional que nos deixaram recentemente: Fran (Chave do Sol), Coquinho (Patrulha do Espaço), Deborah Carvalho (Made In Brazil). Em seguida foram entregues troféus de homenagem ao deputado Bruno Covas, que convocou a todos para participar da CPI que investigará a arrecadação do ECAD, e Toninho, que está há 15 anos no comando da Galeria do Rock, um dos marcos de São Paulo, e ainda preside o Centro Cultural da Galeria.
De volta aos vencedores, um representante foi buscar as bananas de dinamite pela jovem paulistana Mallu Magalhães, que ganhou na categoria revelação. Enquanto o rapaz se dirigia ao palco, alguém gritou “Como você está diferente, Mallu!”, para uma gargalhada geral. Até o rapaz não se conteve.
A banda gaúcha Pata de Elefante venceu na categoria Instrumental, mas pediu para Luiz Miranda (guitarrista do Chimpanzé Clube Trio, que havia concorrido na mesma categoria) guardar o troféu.
São Paulo ainda ficou com os prêmios de Melhor Evento, conquistado pelo ABC Pró HC; Veículo Impresso, conquistado pela Rolling Stone Brasil; e Rap/Hip Hop/Black, conquistado por Xis. O Hangar 110, também de Sampa, levou mais uma vez na categoria Casa de Shows Alternativos, e Marcão estava lá mais uma vez para agradecer. Em sete edições de Prêmio Dynamite, o Hangar levou seis vezes e é o melhor vencedor na história da premiação.
O vocalista Fauzi recebeu pela Tribo de Jah, banda maranhense vencedora na categoria Reggae/Ska. Com sua voz inimitável, Fauzi agradeceu e disse que gostaria de usar a dinamite para explodir com o esquemão do jabá. E ali não devia ter quem não concordasse.
Fernanda Takai, vencedora na categoria MPB/Samba, também agradeceu via vídeo e explicou que não pôde comparecer porque está tentando vencer mais um prêmio, dessa vez na categoria “melhor mãe”. No vídeo, Fernanda pintava pedrinhas com sua filha Nina.
Para encerrar a cerimônia os gaúchos do Cachorro Grande foram receber mais uma vez o prêmio na categoria Rock. Depois de agradecer, a banda convidou a todos para a esperada cerveja, que seria servida no hall. E com o calor que fazia, ninguém nem pensou em hesitar. O fim de noite foi em clima de encontros e também reencontros de pessoas de diferentes partes do Brasil, todas celebrando nossa tão querida música independente.

Texto: Bruno Palma Fernandes

OUTROS LINKS:

http://meulanchecard.obaoba.com.br/fotos/fotos_detalhe.asp?ID=157
http://dynamite.terra.com.br/portal/lergaleria.cfm?id=45
http://www.brunocovas.com.br/sis/lenoticia.php?id=918

Abraços do Quaderna!

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Peixe-Boi 2009 - Músicas!

Esta postagem traz as músicas a serem cantadas no Arrastão do Pexei-Boi 2009, do Arraial do Pavulagem (saiba mais do evento no site do grupo: http://www.arraialdopavulagem.com.br).

Baixe:

http://www.4shared.com/file/79877609/70526c6d/Peixe_Boi_2009.html


Ficha Técnica:

Allan Carvalho – voz e violão
Franklim Furtado - percussão
Fábio Pereira - clarinete
Luiz Lins – banjo e voz
Ronaldo Silva – voz e ganzá
Walter Figueiredo – Texto e Produção
Jacob Franco - Técnico de gravação

Todos os arranjos foram produzidos coletivamente, com exceção nas músicas "Estrela Dalva", "Florindo Tapera" e "Cadê a Floresta?", feitos por Fábio Cavalcante.

Gravado ao vivo, dia 06.01.09, Estúdio Ná Figueredo, Belém, Pará.

Agora é curtir!

Abraços do Quaderna!

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Tocada do Quaderna!

Gente amiga,

O Quaderna toca na noite deste sábado, 10 de janeiro, lá na praça Dalcídio Jurandir (ali na 9 de janeiro, onde havia um crematório). O evento comemora o centenário do grande Dalcídio e, de quebra, o aniversário da nossa querida cidade de Belém do Pará. Apareçam! Ainda tem nesta noite os grupos Borboletas do Mar e Sayonara Show Band... "Te mete"!
Na "cozinha" os músicos: Bruno Mendes e Franklin, nos tambores; Abel, no baixo; Ziza Padilha, nas cordas; Allan e Cincinato, vozes.
Esperamos vocês para soprar velas à nossa cidade e ao grande escritor marajoara...
Abraços do Quaderna!

domingo, 4 de janeiro de 2009

Boas Novas em 2009!

Graças a Deus, aos amigos do Quaderna, que votaram, deram aquele apoio... Segue a mensagem sobre o Prêmio Dynamite...
----------------------------------------
Olá! Meu nome é Hanilton Scofield, sou da Associação Cultural Dynamite, e a banda de vocês foi vencedora do Prêmio Dynamite (www.premiodynamite.com.br) na seguinte categoria:
DESTAQUE REGIONAL: Quaderna - "Quaderna" (PA / Independente)
Faremos a entrega dos prêmios no próximo dia 14/01 e gostaria de confirmar a presença de vocês. Caso não seja possivel que por favor mandem algum representante! Seria muito importante para nós! Seguem as informações sobre a entrega, e aguardo confirmações!
O evento será no auditório Franco Montoro da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, na Av. Pedro Álvares Cabral s/nº em frente ao Parque Ibirapuera, no dia 14 de janeiro de 2009, quarta a partir das 19 horas.
Abraços!
Hanilton Scofield
Associação Cultural
Dynamitehanilton@dynamite.com.br

3 de Janeiro de 2009 12:46

-----------------------------------------------
Agora tem que correr atrás pra pegar esse ótimo presente de Natal!
Abraços do Quaderna!...