quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Ilharga

Postamos aqui uma outra gravação da música “Ilharga”, de Allan Carvalho, realizada em 2000. O registro foi feito na base de voz e violão (de aço), ao vivo, trazendo um tom bem cru da canção. Não reparem as derrapagens da cantoria, ok? Ouçam de coração aberto (rs)!

Ouça:
ILHARGA

Obs.: a intenção da gravação era participar da I Bienal de Música de Belém. Não deu! Detalhe: o violão era emprestado do Renato Torres e a voz da abertura é do Luís Girard, amos músicos paraenses.

Abraços do Quaderna!

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Tamba-tajá

Nesta postagem trazemos uma regravação bem simplória da clássica canção Tamba-tajá, do nosso Saudoso Waldermar Henrique, maestro paraense. A proposta desse registro, em 2007, foi de servir a um evento do Colégio Dom Mário (bairro da Cidade Velha/Belém), no qual a cultura do Pará era a grande vitrine. Da canção de Waldemar fez-se um lundu. A garotada da 4ª série, da Profª Aninha Moraes, mandou bem na apresentação cênica feita naquele junho, no Teatro Margarida Schivasappa, do CENTUR. Agora é conferir!


Tambe-aqui a música:
Tamba-taja


Participantes do registro:

Violão e flauta solos: Fábio Cavalcante (quem também fez a gravação em seu home-studio)
Violão base, percussão e voz solo: Allan Carvalho
Voz feminina: Aninha Moraes

Obs.: sempre lembrando que se der confusão com o uso dos registros protegidos, retiramos no ato qualquer postagem, ok?!

Abraços do Quaderna.

domingo, 22 de fevereiro de 2009

Cordão do Galo - Músicas 2009

Nesta postagem seguem 4 músicas feitas para o Cordão Galo, de Cachoeira do Arari/Marajó-PA. Trata-se de um movimento cultural recente ligado às atividades do Arraial do Pavulagem e da Banda João Viana, abarcada pelo Museu do Marajó. Teve também neste processo inicial o apoio da Fundação Curro Velho/PA. Os registros compõem o DVD que documenta o caminho que todos os agentes tiveram até o arrastão realizado em janeiro de 2009, na própria e Cachoeira. O Quaderna contribui...

As músicas foram compostas por:

1) Bangüê do Bastião (Allan Carvalho, Cincinato Jr. e Ronaldo Silva);
2) Bate-Caixa (Ronaldo Silva)
3) Canoa Gisela (Allan Carvalho, Cincinato Jr. e Ronaldo Silva)
4) Nanã (Ronaldo Silva)

Os músicos desta gravação:

1) Ronaldo Silva – voz;
2) Fábio André (regente da João Viana) – clarinete;
3) Nazareno Silva – percussão;
4) Allan Carvalho – voz, violão e banjo.


Técnicos do registro:

Gravação/Edição de Vídeo: Wellington;
Gravação/Edição de Som: Mauro
Diretor do Doc: Rogério/FCV;
Apoio: IESAM (que nos cedeu o estúdio audiovisual)

Obs.: idealidores - Ronaldo Silva e Walter Figueredo.


Baixem as músicas aqui: Cordão do Galo 2009.

Abraços do Quaderna!

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Músicas Boieiras

Na postagem agora seguem músicas compostas pelo Quaderna especialmente para o segundo filme da série Popopôs, de Chico Carneiro, intitulado "Balsa Boieira". Temos aí a ilustre participação de Lívia Rodrigues, nos brindando com sua voz. Outros companheiros estiveram com a gente nessa viagem: Edgar Monteiro e Nazo Silva (percussão) e Abel Oliveira (baixo). Allan e Cincinato fazem o contracanto nos registros. Ao final gravamos 5 canções, mas aqui iremos disponibilizar 2, ok? Após o lançamento do filme, previsto para junho deste ano, colocaremos o restante.
Baixe-as aqui:
Vida enverga

Chuva Braba

Agora é curtir...

Abraços do Quaderna!

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Músicas para Didico

Na postagem de hoje seguem músicas produzidas especialmente para o 1º filme da série Popopôs, do Chico Carneiro. Trata-se do documentário intitulado “Seu Didico – Paraense Velho Macho”, lançado em 2007. O Quaderna assinou essas duas composições, como já anunciamos aqui em outro momento. Curtam aí os registros:
Baixem aqui:
Músicos:
Cincinato Jr. e Allan Caravalho – vozes;
Allan Carvalho – violão e banjo;
Heraldo Santos – percussão;
Luiz Pardal – rabeca.

- Gravado no Studio Midas em 2007.

Abraços do Quaderna!

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Porquinhos

Aí o out-door da festa encabeçada pelo amigo Aldo Lobo/COPALA.
No próximo sábado, 14/02, haverá o 12º Ronco de Carnaval do Bloco dos Porquinhos. Vai ser lá no Bar Teatro Veneza, na Rua dos Mundurucus com a trav. 3 de maio. Os convidados são: Alcir Guimarães, Allan Carvalho, Admir do Cavaco e Fernando Jacaré. Ainda haverá a participação dos ritmistas do Bole-bole que irão fazer a animação junto com o Grupo de Metais do Colégio Lauro Sodré.

Convitão... A gente se fala por lá!

Abraços do Quaderna!

Unidos do Marajó

Segue mais uma postagem pra lá de especial repassada por um amigo! Trata-se do registro do Grupo "Unidos do Marajó", feito por membros pertencentes aos quilombos de Bacabal, Santa Luzia e Bairro Alto, em Salvaterra/PA. O grupo tem a frente Mestre Zampa. Carimbó de prima!

Confiram a pedrada:
http://www.4shared.com/file/87024054/c8005325/Mestre_Zampa_-_Grupo_Unidos_do_Maraj__Salvaterra_.html

Viva o Carimbó - Patrimônio Cultural Brasileiro!
Abraços do Quaderna!
PS: lembrando... Se der problemas com os registros acima, a gente exclui no ato a fim de evitar indigestões.

sábado, 7 de fevereiro de 2009

Cantando Ary Lobo, caseiramente...

A postagem aqui traz uma gravação, pra lá de caseira, do Allan Carvalho no início do ano 2000. As músicas desse link fizeram sucesso na voz do eterno Ary Lobo. A intenção ali era concorrer na I Bienal de Música Internacional de Belém com uma homenagem a esse grande cantador paraense, o qual teve projeção nacional nos anos 50 e 60. Deu certo, o projeto passou! O show teve o título de “Pedra Bruta da Pedreira” e foi realizado na Praça Waldemar Henrique. Depois o mesmo foi reapresentado no Teatro Waldemar Henrique (conferir trecho na faixa 9).

Na gravação quem toca o violão é o próprio Allan. No pandeiro e triângulo o amigo Cláudio Costa, hoje da OSTP (Orquestra do Teatro da Paz).

Confiram este som bruto:

http://www.4shared.com/file/84912282/e365326a/Allan_Cantando_Ary_-_Studio_Caseiro.html

Abraços do Quaderna!

Quaderna em mais um Doc...

Estaremos esta semana (seg e ter) gravando, no estúdio Midas, músicas inéditas para o filme "Balsa Boieira", de Chico Carneiro. Trata-se do 2º filme da série dele intitulada "Popopôs" que retrata o dia-a-dia daqueles que transintam os rios da Amazônia paraense. No 1º, "Seu Didico - Paraense Velho Macho", o Quaderna assinou 2 músicas. Quem grava com a gente são os parceiros Abel (baixo), Edgar (percussão), Lívia Rodrigues (voz) e, que tudo indica, Andrea Pinheiro (voz também). O resultado disso a gente vai colocar uma mostra no ar... Aguardem!
Abraços do Quaderna!

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Novidades de Camilo Delduque...

O nosso antigo parceiro de Quaderna, Camilo Delduque, nos deu suas boas novas musicais... Ele esteve no RJ, em dezembro, gravando o seu primeiro disco solo, repleto de sambas feitos com variados parceiros. O CD trará uma penca de notáveis da música brasileira, como: Zé Renato (do Boca Livre, cantando uma), na banda – Pantico Rocha (o baterista), Fernando Merlino (o pianista, fazendo tudo acústico), Ney Conceição (o baixista), Maurício Carrilho (o violonista), entre outros. Os arranjos são assinalados pelo grande figura Eudes Fraga. Vem coisa boa por aí!... Vamos aguardar!

Abraços do Quaderna!

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

A Arte de Vânia Braun

Arte em Bancos de Madeira

Nesta quinta feira (5/02), na Taberna São Jorge, a artista plástica Vânia Braun estará divulgando as suas obras com pinturas em bancos de madeira com a exposição "Belém de todas as tribos". A mostra foi inspirada na semana em que a nossa cidade presenciou o Fórum Social Mundial.


O Trabalho de Vânia apresenta uma grande mistura de formas e cores, que utilizadas em harmonia ímpar, sempre revelam alegria para seus admiradores. O destaque fica por conta da funcionalidade. "Ao comprar uma peça, a pessoa adquire, no mínimo, dois produtos ao mesmo tempo. Não é só um banco e não é só uma obra de arte. O trabalho que eu exploraria numa tela, faço em objetos usuais", comenta Vânia.


As peças da artista também estarão sendo comercializadas no local. E é uma grande oportunidade para embelezar a sua casa com bancos criativos e originais. Confira!


Obs.1: a Taberna são Jorge fica na Rua Félix Roque, ao lado do Museu do Estado. Cidade Velha.


Obs.2: Vânia assina, com seu talento colorido, a imagem de Nossa Senhora de Nazaré que repassamos a Rolando Boldrin para o cenário do programa Sr. Brasil.


Abraços do Quaderna!

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Nativos do Canal - Chico Braga

Caros amigos,

Hoje a vocês uma postagem pra lá de valiosa! Recebemos de um amigo o áudio do grupo Nativos do Canal, com o irreverente Chico Braga, de Algodoal-PA.

Curtam de montão essa pedra:
http://www.4shared.com/file/83882824/fe957559/Nativos_do_Canal__com_Chico_Braga_-_Algodoal_-_PA_.html

E viva o Carimbó, Patrimônio Cultural Brasileiro!

Abraços do Quaderna.
PS: caso haja problema com a divulgação dessa obra, a gente retira do ar no ato!