quarta-feira, 11 de março de 2009

Cantor paraense faz show na sala de sua casa

Você
Quarta-Feira, 11/03/2009, 08:56h

Você já deve ter ouvido falar que determinado show terá um clima “intimista”, mas com certeza nenhum até agora foi tão intimista quanto será o do cantor Allan Carvalho, que vai se apresentar na sala da sua casa para uma platéia de no máximo 40 pessoas. O show “Penteadeira”, que terá um repertório para homenagear as mulheres, acontece no próximo sábado, dia 14, às 20h30, estreando o Sisã-Chammi - Laboratório Caseiro de Artes.
O nome do laboratório, aliás, foi criado pelo filho de Allan, que tem seis anos. “Significa família: eu, a mãe, ele e o cachorro. Então, quando decidimos fazer o show na minha casa, achei que ficaria interessante colocar esse nome, pelo menos ele cria uma relação diferente com o espaço”, explicou Allan. O cantor estará acompanhado do seu violão e dos músicos Abel Oliveira (baixo),Nazareno Silva (percussão) e Fábio Pereira (clarinete). “O público também poderá conferir o trabalho de Cincinato Junior, um grande parceiro do Quaderna.
Pelo tempo que trabalhamos juntos, eu quis dividir esse momento com ele”, diz Allan. No repertório, músicas de Allan Carvalho que estavam guardadas na gaveta e algumas músicas conhecidas. “A grande maioria das músicas são inéditas, como ‘Meninas’, ‘Carnavalesca’, ‘Tudo’ e ‘Ouro Branco’. Mas também vou cantar três clássicos. Um brega da década de 80, doMagno, ‘Amor Amor’, ‘Baião Psicodélico’, de Zé Gonzaga, e uma marcha rancho de Zé Keti, ‘Máscara Negra’.
Essas são pra cantar junto”, diz. Além de música, o “Penteadeira” terá a participação da atriz Aninha Moraes. “Ela vai interpretar alguns textos que falam da intimidade feminina e que vão conversar com as músicas”. Aninha é esposa de Allan, e não é raro vê-la em parceria artística com ele. Como um bom anfitrião, Allan irá servir às pessoas da platéia, que também poderiam ser chamadas simplesmente de convidados, uns bons quitutes regados a soft drinks. “Eles vão poder saborear uns pães de queijo, biscoitinhos, sucos e refrigerantes. Mas nada de bebidas alcoólicas. Não quero confusão na minha casa”, brinca.
As músicas que serão apresentadas no show e algumas do grupo Quaderna compõem um CD caseiro que será vendido no dia do show. “É uma maneira de as pessoas levarem um pouco de nós para as suas casas. Mesmo sendo uma gravação caseira, será um trabalho bem legal”, diz ele. A decoração do espaço será especial, com enfeites que lembram as penteadeiras femininas. “A penteadeira é o local onde a mulher se encara e busca a sua vaidade. No momento em que ela se olha no espelho, reflete sobre a sua vida e diversas cenas passam pela sua cabeça.Omeu trabalho é muito voltado para a cultura popular, mas essa apresentação terá canções mais românticas, que farão a ligação da menina com a mulher.O show é uma forma carinhosa de enaltecê-las”.
PERFIL - Allan Carvalho é cantor, compositor, violonista e banjoísta. Integrou inicialmente os grupos parafolclóricos Tanguru- Pará e Muxinga. Com Márcio Macedo e Fábio Cavalcante, em1998, criou o Trio Guapo. Em 2000 foi selecionado para a I Bienal de Música de Belém, apresentando um show em homenagem ao artista paraense Ary Lobo, o qual foi reapresentado em vários espaços culturais da cidade. Em 2003, voltou a homenagear Ary, desta vez com o Quaderna, ao lado de Cincinato Jr. e de Camilo Delduque. Em 2006, o Quaderna lançou seu 1º CD autoral, trazendo a marca nordestina em suas obras. Este trabalho é resultante da Bolsa de Pesquisa, Experimentação e Criação Artística do Instituto de Artes do Pará.
SERVIÇO: Show “Penteadeira”, com Allan Carvalho e Aninha Moraes. Dia 14, às 20h30, no Sisã-Chammi – Laboratório Caseiro de Artes (José Bonifácio, entre Paes de Souza e Silva Castro- Vila Lima-Guamá). Ingresso: R$10. Agendamento: 8120-6634/ 8812-4188.
(Diário do Pará)

Nenhum comentário: