quinta-feira, 23 de julho de 2009

Recado da Pérola do Tapajós

Recado sonoro da Lila Bemerguy(com a devida autorização):
-------------------------------------------------------------------------
-------------------------------------------------------------------------

Pessoal, ouçam essa. Esse é um daqueles presentes que não tem preço. Tô me achando...!

Ouça aqui: “Lila Rosa

Baixe aqui a "partitura" e a "capa".


Carta que a Lilá recebeu do filho do grande Maestro Isoca:
-------------------------------------------------------------------------
-------------------------------------------------------------------------


Prezada Lila Rosa e demais amigos,

Envio, em anexo, a valsa "LILA ROSA" (Wilson Fonseca), com arranjo que eu escrevi para Quinteto de Sopros [Flauta, Oboé, Clarinete, Fagote e Trompa] e Piano: partitura, capa e arquivos "midi" e "mp3" (execução simulada por computador).

A peça foi escrita originariamente, em 1971, para piano solo e dedicada à afilhada do compositor, Lila Rosa Sousa Bemerguy (filha do parceiro musical, o poeta Emir Bemerguy, e D. Berenice Bemerguy).

Continua o ciclo de arranjos camerísticos que tenho elaborado para composições dedicadas às musas do maestro Isoca.

Aliás, o poeta Emir Bemerguy é parceiro musical de três gerações da família Fonseca.

De parceria com meu avô José Agostinho da Fonseca (1886-1945), Emir Bemerguy escreveu, em 1970, a letra da "Canção do Forasteiro" (samba) - adaptação da música "O Relógio" (parte integrante da revista teatral "Eu Vou Telegrafar", de Felisbelo Sussuarana, de 1925); e a letra, em 1986, do schottisch "Idílio do Infinito" (1906), a primeira composição musical escrita em Santarém (PA).

A propósito, a "Canção do Forasteiro" (samba) foi cantada por mim, acompanhado do Conjunto "Os Mocorongos" (6ª faixa do lado B do disco Long Play "Santarém do Meu Coração" - volume 1, que registra a gravação da "Semana de Santarém", realizada no Theatro da Paz, em Belém-PA, em outubro de 1972). Confira no livro de Wilmar Dias da Fonseca, intitulado de José Agostinho da Fonseca: O Músico-Poeta, Imprensa Oficial do Estado do Pará, 1978, Belém/Santarém (PA), p. 152. Eram integrantes do Conjunto “Os Mocorongos”: Wilson Fonseca (piano), José Agostinho da Fonseca Neto (órgão e contrabaixo), Vicente Fonseca (violão), Djalma Vasconcelos (bateria) e Conceição Fonseca (ritmista).

E quanto ao "Idílio do Infinito", transcrevo o registro que fiz na biografia que venho elaborando sobre meu avô José Agostinho da Fonseca:
A sua primeira composição, o schottish “Idílio do Infinito” (1906), foi executada pela Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz, na Casa da Cultura, em Santarém (PA), em 17 de novembro de 2006, com arranjo orquestral elaborado por seu neto Vicente José Malheiros da Fonseca, especialmente escrito para comemorar o centenário desta peça, considerada a primeira música escrita na “Pérola do Tapajós”, durante o lançamento da coletânea “Meu Baú Mocorongo” (Wilson Fonseca – Maestro Isoca), editada pelo Governo do Estado do Pará, data em que também ocorreu a inauguração, pela Infraero, do busto do seu filho no Aeroporto de Santarém (PA) – “Maestro Wilson Fonseca” (Lei Federal nº 11.338, de 03.08.2006 – DOU 04.08.2006).
(...)

Emir Bemerguy escreveu diversos textos poéticos para músicas compostas por meu pai Wilson Fonseca (1912-2002), que se tornaram clássicos do cancioneiro santareno: "Adeus, 'Vera-Paz'"; "Cabocla Tapajônia"; "Canção da 'Vera-Paz'"; "Curupira"; "Feira Santarena"; "Hino da Festa de N. S. da Conceição"; "Peixada na Praia"; "Quando Canta o Uirapuru"; "Saudade da Seresta"; "Sonho Predileto"; "Triunfal Consagração" e tantas outras.

Eu também compus algumas músicas com letras de Emir Bemerguy.

Fiz um breve levantamento de minha obra musical (que registra mais de 800 composições) e verifiquei que o poeta Emir Bemerguy é meu parceiro em 12 músicas, como letrista.

Eis a relação:

1. "Queixumes do Fim" (samba lento)
2. "Missa Popular" (7 partes)
3. "Hino do Coral de Santarém" (música: Vicente Fonseca e Wilson Fonseca)
4. "Praça da Matriz" (marcha-rancho)
5. "Jóia de Deus" (samba lento)
6. "Lenda da Vitória-Régia" (canção – samba)
7. “Hino das Olimpíadas do Colégio ‘Dom Amando’”
8. "Lenda da Mãe D'Água" (toada moderna – samba lento)
9. "Eliane (II)" (valsa)
10. "Tempos de Criança" (samba-enredo)
11. "Hino ao Centenário do Theatro da Paz"
12. “Saudade Perfumada” (Elegia para Telminha) – canção
(...)

A foto da capa da partitura musical, ora enviada, foi extraída do álbum de fotos de Lila Bemerguy, no orkut:

http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?uid=4319083082404820243

http://www.orkut.com.br/Main#AlbumZoom.aspx?uid=11591020479937149698&aid=1236118424&pid=1236145954101

Não tenho certeza se o e-mail que consta no cabeçalho desta mensagem ainda pertence a Lila Rosa Bemerguy, pois não localizei o seu endereço virtual no orkut e no seu blog: http://blogdalilarosa.blogspot.com/

Por isso, também estou enviando cópia desta mensagem a parentes de Lila Rosa, com o pedido de que, se possível, façam chegar às mãos da homenageada esta mensagem e os anexos, o que, desde logo, agradeço.

Desconheço se Emir Bemerguy chegou a elaborar a letra para a bela valsa "Lila Rosa", dedicada à sua filha, que se encontra nas páginas 117-118 do 3º Volume da Obra Musical de Wilson Fonseca ("Valsas, Modinhas, Toadas, Tangos e Canções"), publicado em 1984, e que remeto em anexo, com o arranjo que elaborei para Quinteto de Sopros e Piano.

Abraços,

Vicente Malheiros da Fonseca.
http://www.trt8.jus.br/juiz/juizes_togados.asp

Nenhum comentário: