quinta-feira, 3 de novembro de 2011

NOS CAMINHOS DO REI SALOMÃO

NOS CAMINHOS DO REI SALOMÃO:

RECADO DO CHICO CARNEIRO:

---------------------------------------------

Caríssimo/a

Em anexo a sinopse e o cartaz do meu novo documentário NOS CAMINHOS DO REI SALOMÃO, que será exibido nesta sexta feira (4/11/11) no Cine Líbero Luxardo (Centur) às 19:00 Horas, em Belém, e no dia 11/11/11 (sexta feira da outra semana) na Casa de Cultura de Castanhal, às 19:30 horas.
Ambas sessões com entrada grátis. E em ambas as sessões estarei presente para um bate papo com o público.

Está feito o convite e, por favor, espalhe a informação.
Atenciosamente
Chico Carneiro

NOS CAMINHOS DO REI SALOMÃO

NOS CAMINHOS DO REI SALOMÃO é o terceiro filme da pentalogia sobre os barcos da Amazônia Paraense, que o cineasta Chico Carneiro está produzindo. O presente documentário, com 64 minutos, sobre o transporte de pessoas (os anteriores retrataram o transporte de madeira e de gado), tem como fio condutor a viagem de barco entre Belém e Anajás, no centro geográfico da Ilha de Marajó. A viagem, com 36 horas de duração, é feita pelo Barco “Rei Salomão”, que transporta passageiros e carga, sendo o principal elo de ligação entre Anajás e a capital paraense.
O documentário mostra aspectos da preparação para a viagem, a atividade no porto, a atuação dos estivadores e vendedores, a viagem em si, entrevistas com passageiros e tripulação bem como com habitantes da cidade de Anajás, seus problemas e aspirações, e ainda aspectos da indústria do palmito, uma das bases da economia da cidade.
Um dos destaques do filme é a trilha sonora, de autoria de Cincinato Jr. e Allan Carvalho, interpretadas por eles e pela cantora paraense Lívia Rodrigues.
Título: NOS CAMINHOS DO REI SALOMÃO
Gênero: Documentário
Duração: 64 minutos
Produção, Câmera, Direção e Edição: Chico Carneiro
Músicas: Allan Carvalho e Cincinato Jr.
Intérpretes: Allan Carvalho, Cincinato Jr e LÍvia Rodrigues

BORA?

Abraços do Quaderna!

terça-feira, 18 de outubro de 2011

A Xepa do Quaderna!... Bora?



SHOW “XEPA”

Resumo:

O Grupo Quaderna volta à cena com a “Xepa”, trazendo novidades musicais que fazem parte do projeto “Pregões – A Melodia das Ruas”. O show acontece nos dias 20 e 21, a partir de 20h, no Teatro Cuíra, dentro da Programação “De Baciada”, que ainda traz outras mostras.

O show “Xepa” é a continuação do processo criativo do projeto que o grupo vem desenvolvendo este ano, por meio da bolsa de Pesquisa e Experimentação Artística do Instituto de Artes do Pará, que faz uso dos pregões, que são os cantos dos vendedores de rua, e transforma em canções.

Ao longo deste semestre o Quaderna tem mostrado os resultados do projeto, por meio de shows, participações em festivais etc. A exemplo disso, em agosto, o grupo realizou no Ver-o-Peso a “Feira do Som”, uma mostra musical com a participação de diversos artistas e mestres de nossa cultura, sendo este o primeiro momento de exposição dos resultados da pesquisa, que teve grande participação do público. Em seguida, o grupo teve a canção “Biduin”, em referência a um vendedor de amendoim, classificada no III Festival Cultura de Música, da FUNTELPA.

O show é uma feira de diferentes ritmos, que passam pelo boi-bumbá, carimbó, merengue, salsa, xote entre outros sons que perambulam o universo das feiras. Tudo vindo direto da “xepa” musical paraense. E os músicos Cincinato Jr, Allan Carvalho, Ziza Padilha, Abel Oliveira e Bruno Mendes, vão vestir a pele de legítimos pregoeiros e entoar os sons que habitam o universo das feiras e das ruas da cidade.

Ainda na programação “De Baciada”, a exposição “Objetos luminosos” (de 20 a 23.10) e a peça “A mulher das Sete Saias” (dias 22 e 23.10).

Serviço:

Dias: 20 e 21 de outubro de 2011.
Local: Teatro Cuíra (Rua Riachuelo com a Travessa 1º de Março – Campina).
Hora: 20h.
Ingresso: R$ 9,99 (inteira) ou 4,99 (meia).
Informações: 8120-6634 | 8255-0855

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Quaderna no Ver-o-Peso

Evento: Instalação “A Feira do Som”.

Dia: 27.08.2011.

Local: Complexo do Ver-o-Peso (Escadarias - entre a seção de artesanatos e a praça de alimentação)

Horário: a partir de 16h.



Realização: Governo do Estado do Pará, por meio do Instituto de Artes do Pará.

Apoio: Prefeitura Municipal de Belém; Secretaria Municipal de Economia; Associação dos Feirantes do Ver-o-Peso.



Saiba mais...


Com o objetivo de divulgar aos resultados da primeira etapa do projeto “Pregões – A Melodia das Ruas”, do Grupo Quaderna, que recentemente foi selecionado pelo edital de bolsa de Criação, Experimentação, Pesquisa e Divulgação Artística, do Instituto de Artes do Pará – IAP, será realizado no próximo sábado, 27.08., a partir de 16h, na principal feira livre de Belém do Pará, o Ver-o-Peso, a instalação artística “A Feira do Som”. Aos visitantes, além das carnes, frutas e verduras, estão presentes na lista do dia, a apresentação do canto dos pregoeiros, show musical com vários artistas, audição de obras raras, entre outros. Quem vai querer?!



Por certo alguém já deve ter ouvido pelas ruas uns enunciados do tipo: “Tapioqueiro! Olha a tapioca!”; “Peixeiro!”; ou então, “olha o amendoim-oim-oim!”. O projeto visa utilizar esses cantos de rua, também chamados pregões, para a construção de canções que vão falar diretamente do universo de seus personagens, dos ambulantes que ainda resistem ao tempo vendendo seus produtos na base da força do seu canto. Allan comenta que “principalmente nas décadas de 50 e 60, no Brasil, era comum compositores homenagearem esses vendedores de rua em suas obras. Muitos lembram, por exemplo, de refrões como ‘Caranguejo-uçá olha o gordo guaiamu quem quiser comprar de mim cada corda de dez eu dou mais um’ ou ‘Amendoim torradinho aproveita gente, que tá bem quentinho’”. A ideia base é de trazer à tona essa característica vivida em nossa música, além de reverenciar os grandes autores do estilo e, principalmente, prestar tributo aos pregoeiros.



O resultado da bolsa está previsto para dezembro deste ano, mas nesta instalação já serão mostradas algumas músicas compostas para o projeto. Também, ao longo do processo criativo, alguns parceiros do Grupo Quaderna estão sendo envolvidos, a fim de oportunizar um resultado múltiplo e que possa, de fato, ser uma justa homenagem aos pregoeiros e aos compositores. “Na verdade, esse envolvimento com outros artistas e linguagens é literalmente uma feira!”, brinca Cincinato Jr.. A exemplo disso, haverá nesse primeiro momento a participação do coletivo de música Black Soul Samba, que prepara um repertório diretamente sintonizado com a feira, levando muito merengue, cúmbia, bolero, brega e demais ritmos que percorrem o dia-a-dia dos feirantes.



O título da instalação artística faz também menção ao programa “A Feira do Som”, do radialista Edgar Augusto, que é um dos poucos canais que divulga a obra dos artistas elencados no projeto.



Programação:



• Canto dos Pregoeiros

Vendedores de ruas convidados a entoarem seus pregões e relatos.

o Horário: de 16h às 17h (intercalando as apresentações artísticas).



• Show Musical

Com obras raras sobre pregões, de compositores brasileiros, e composições do projeto.

o Horário: 17h.

o Grupo Quaderna: Allan Carvalho (voz e violão base), Cincinato Jr. (voz e percussão), Ziza Padilha (violão solo), Abel Oliveira (contrabaixo), Silvio Barbosa (sax e clarinete) e Bruno Mendes (percussão).

o Artistas Convidados: Lívia Rodrigues, Luís Girard, Marluce Oliveira, Ronaldo Silva e Adamor do Bandolim.



• ENCERRAMENTO - Audição de Obras Raras e Interferências

Feira de sons, músicas e poemas que tratam da feira e dos pregoeiros.

o Horário: 18h.

o Convidados: Black Soul Samba

 
 
Abraços do Quaderna!
Até lá...

domingo, 10 de julho de 2011

Quaderna no Píer


Alô, gente!..


Segue convite para esta semana... Dia 13, pela noite, lá no Píer das 11 Janelas, tem o grupo Quaderna com a grata paricipação de Nazaré Pereira. É a programação do Festival Cultura de Verão, em sua 5a edição. Adoramos a chamada da produção da Cultura FM! Vamos nessa! Vejo vcs por lá!

Quem toca:
Abel Oliveira - com seu baixo rodado.
Ricardo Aquino e Bruno Mendes - nos tambores.
Jr. Menezes - nos ébanos e marfins elétricos.
Silvio Barbosa - nos sopros de sax e flauta.
Allan Carvalho - voz e viola.
Cincinato Jr. - voz.

Participação:
Nazaré Pereira - voz.
Mário Mousinho - viola.

Aquele abraço!
QUADERNA

PS: vai passar ao vivo pelo canal 2 e pelo portal cultura (http://www.portalcultura.com.br).

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Quaderna em "Maio" - CONVITE

O mês de maio é título do novo show musical do grupo paraense Quaderna. É um período que acolhe, em seu universo, a nobreza da mulher, das mães, do trabalho, contornados pela magia das flores, do florescer da vida. Essa atmosfera, coincidentemente, está presente no atual momento de criação do grupo, formado pelos compositores Allan Carvalho e Cincinato Jr.. O palco do teatro Margarida Schivasappa, na próxima terça (10), será o chão dessa colheita, de canções com gosto de maio.

Aguardamos vcs por lá!

Abraços do Quaderna!


segunda-feira, 2 de maio de 2011

CONVITE - FONTES DE ÁGUA DOCE

A música da floresta suas possibilidades harmônicas, rítmicas; essências melódicas, interpretadas por compositores, músicos, interpretes, letristas, poetas, trovadores, que tem na valorização e difusão dessas linguagens: eixo de união e dedicação em suas práticas de atuação. Uma noite de encontro de música, poesia e singeleza.

Com Marianne Lima, Luiz Pardal, Grupo Quaderna, Junior Soares e Luê Soares, Mestre Cardoso do Boi-Bumbá Ouro Fino do Município de Ourém, Edson Abreu, Mestre Apolo de Caratateua (Poeta/Trovador), Poeta Antonio Juraci Siqueira, Grupo Percussão Metal, Ronaldo Silva, Luiz Girard e Renato Torres são os artistas convidados para esta mostra.



Local: Teatro Margarida Schiwazzapa
Data: 03 de Maio de 2011.
Hora: 20h
Ingresso: 10,00 e 5,00 para estudante.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

O Quaderna em 2011...

Alô, gente!

Só para constar...

Por estes dias de janeiro o Quaderna retoma os sonhos muscais, num papo que vai desenhar o que vai fazer neste 2011. Em vista já, mais uma edição, a 4a, das trilhas molhadas da série "Popopôs", do documentarista Chico Carneiro. Outra caminho é traçar o 2o CD, provavelmente em louvor a São Marçal. Vamos que vamos...

Assim que tiver novidades musicais vamos postando aqui no blog. Promessas...

Abraços do Quaderna!

Nota: Blog do Allan Carvalho

Amigos Quaderníferos,

O Allan tá divulgando um blog seu, novinho em folha. Passem lá pra conferir, ok?

Olha o link: http://allanpc.blogspot.com/

Tem música, divulgação de eventos, textos etc e tal...


Abraços do Quaderna!