quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Quaderna no Ver-o-Peso

Evento: Instalação “A Feira do Som”.

Dia: 27.08.2011.

Local: Complexo do Ver-o-Peso (Escadarias - entre a seção de artesanatos e a praça de alimentação)

Horário: a partir de 16h.



Realização: Governo do Estado do Pará, por meio do Instituto de Artes do Pará.

Apoio: Prefeitura Municipal de Belém; Secretaria Municipal de Economia; Associação dos Feirantes do Ver-o-Peso.



Saiba mais...


Com o objetivo de divulgar aos resultados da primeira etapa do projeto “Pregões – A Melodia das Ruas”, do Grupo Quaderna, que recentemente foi selecionado pelo edital de bolsa de Criação, Experimentação, Pesquisa e Divulgação Artística, do Instituto de Artes do Pará – IAP, será realizado no próximo sábado, 27.08., a partir de 16h, na principal feira livre de Belém do Pará, o Ver-o-Peso, a instalação artística “A Feira do Som”. Aos visitantes, além das carnes, frutas e verduras, estão presentes na lista do dia, a apresentação do canto dos pregoeiros, show musical com vários artistas, audição de obras raras, entre outros. Quem vai querer?!



Por certo alguém já deve ter ouvido pelas ruas uns enunciados do tipo: “Tapioqueiro! Olha a tapioca!”; “Peixeiro!”; ou então, “olha o amendoim-oim-oim!”. O projeto visa utilizar esses cantos de rua, também chamados pregões, para a construção de canções que vão falar diretamente do universo de seus personagens, dos ambulantes que ainda resistem ao tempo vendendo seus produtos na base da força do seu canto. Allan comenta que “principalmente nas décadas de 50 e 60, no Brasil, era comum compositores homenagearem esses vendedores de rua em suas obras. Muitos lembram, por exemplo, de refrões como ‘Caranguejo-uçá olha o gordo guaiamu quem quiser comprar de mim cada corda de dez eu dou mais um’ ou ‘Amendoim torradinho aproveita gente, que tá bem quentinho’”. A ideia base é de trazer à tona essa característica vivida em nossa música, além de reverenciar os grandes autores do estilo e, principalmente, prestar tributo aos pregoeiros.



O resultado da bolsa está previsto para dezembro deste ano, mas nesta instalação já serão mostradas algumas músicas compostas para o projeto. Também, ao longo do processo criativo, alguns parceiros do Grupo Quaderna estão sendo envolvidos, a fim de oportunizar um resultado múltiplo e que possa, de fato, ser uma justa homenagem aos pregoeiros e aos compositores. “Na verdade, esse envolvimento com outros artistas e linguagens é literalmente uma feira!”, brinca Cincinato Jr.. A exemplo disso, haverá nesse primeiro momento a participação do coletivo de música Black Soul Samba, que prepara um repertório diretamente sintonizado com a feira, levando muito merengue, cúmbia, bolero, brega e demais ritmos que percorrem o dia-a-dia dos feirantes.



O título da instalação artística faz também menção ao programa “A Feira do Som”, do radialista Edgar Augusto, que é um dos poucos canais que divulga a obra dos artistas elencados no projeto.



Programação:



• Canto dos Pregoeiros

Vendedores de ruas convidados a entoarem seus pregões e relatos.

o Horário: de 16h às 17h (intercalando as apresentações artísticas).



• Show Musical

Com obras raras sobre pregões, de compositores brasileiros, e composições do projeto.

o Horário: 17h.

o Grupo Quaderna: Allan Carvalho (voz e violão base), Cincinato Jr. (voz e percussão), Ziza Padilha (violão solo), Abel Oliveira (contrabaixo), Silvio Barbosa (sax e clarinete) e Bruno Mendes (percussão).

o Artistas Convidados: Lívia Rodrigues, Luís Girard, Marluce Oliveira, Ronaldo Silva e Adamor do Bandolim.



• ENCERRAMENTO - Audição de Obras Raras e Interferências

Feira de sons, músicas e poemas que tratam da feira e dos pregoeiros.

o Horário: 18h.

o Convidados: Black Soul Samba

 
 
Abraços do Quaderna!
Até lá...

Nenhum comentário: