domingo, 23 de novembro de 2008

Marajó Falando para o Mundo!

Catumbi no Choro e Outras Coisas Mais...
Catumbi No Choro – grupo musical de Ponta de Pedras, Ilha do Marajó – Pará. Fundado em 5 de julho de 2000, pela família mais musical da cidade – os Pereiras. O Catumbi é formado pelos músicos-parentes: Antônio Pereira (cavaquinho); Sércio Pereira (afoxé); Luís Carlos (bumbo); José Elias (caixa); Glorimar Pereira (vocal) e Fábio Pereira (clarinete e arranjos).

A essência do grupo é de preservar a memória do grande mestre Manuel dos Espírito Santo Pereira, falecido em 1974, o famoso “Manduquinha Catumbi”, daí o nome Catumbi no Choro. Seu talento, além das composições, passava pelos instrumentos: flauta transversal, clarinete, violão. Uma das curiosidades deste mestre era que antes dos grandes hits do centro-sul chegarem à capital paraense, Manuel já tinha conhecimento, em Ponta de Pedras, e servia de referência para ensinar aos músicos de Belém. Até hoje ninguém sabe quais as fontes desse canal de exclusividade. O apelido veio de mais um “mistério” do mestre. Supõe-se ser em função de ter grande ligação com o RJ, que tem (ou tinha) o bairro do Catumbi (nome também de um cemitério lá).

A gravação disponível a seguir traz uma boa mostra do grupo, da influência de seu eterno mestre, da rica música do Marajó. Foi feita em 2004, no estúdio da Rádio Itaguari, em Ponta de Pedras, com a formação completa (citada acima).

Importantes apresentações do Catumbi no Choro:

1 – Participação no 1 Festival de Choro da Casa do Gilson (realização TIM), em julho de 2007. O grupo foi finalista, concorrendo com feras em nível nacional. A música “Cahorro Quente” (Fábio Pereira) está no CD do Festival, lançado no mesmo ano, no Bar Casa do Gilson. Obs.: segundo Fábio, ao final do festival, a poderosa jurada - Luciana Rabello - confessou ter dado a maior nota para esse choro... Que tal?! Vamos postá-lo em breve!

2 - Programa Timbres (TV CULTURA/PA), em 18 de novembro de 2006, sendo considerado um dos maiores públicos deste renomado programa.

3 - Projeto “Identidade Cultural”, do CCBEU de Belém-PA, em setembro de 2006, que reunia vários artistas de Ponta de Pedras. Dentro do mesmo projeto, no mesmo ano, em novembro, o Catumbi retornou a este palco para fazer um show solo, em homenagem ao dia dos músicos.

Entre outros shows pela capital paraense e pelo Marajó adentro!

Contatos: Sr. Sércio Pereira
Fone: (91) 3777-1697
E-mail: fabio.pereira13@hotmail.com

Ouça aqui o Catumbi:

Músicas:

01 Sou Catumbi, Sou Itaguari (Glorimar Pereira) – Samba
02 Cantando pra não Chorar (Antônio Pereira) – Chula Marajoara
03 Catumbi no Choro (Glorimar Pereira) - Samba Choro
04 Sonhei Contigo (Antônio Pereira) – Chula Marajoara
05 Súplica de Caboclo (Sércio Pereira) – Samba
06 Maria Barros de Sá Mesquita (Sandoval dos Anjos) – Valsa
07 Terra Abençoada (Glorimar Pereira) – Samba
08 Antônio Musical Catumbi (Glorimar Pereira) – Samba
Abraços do Quaderna!

2 comentários:

Fernanda Pereira disse...

Concerteza esse é o melhor grupo de Choro de Marajó...

Anônimo disse...

Esse show do programa timbres e nossa participação no 1° Festival Tim de Choro da Casa do Gilson, realmente marcaram as nossas vidas.