domingo, 17 de outubro de 2010

II Festival Cultura de Música - Premiados

Caros e caras,


Segue a matéria do II Festival Cultura de Música realizado na noite de 16.10.10, que premiou 2 mestres paraenses – Juvenal (melhor canção) e Adamor do Bandolim (melhor instrumental). Teve dedo do Quaderna por lá, na música “Que Brega É Você?”, do Allan Carvalho, que ficou em 3º lugar. Parabenizamos a todos!

E querem ouvir/baixar o Brega? Clique aqui!

Confiram a seguir a matéria:

------------------------------------------------------

II Festival Cultura de Música
Carimbó e chorinho são os grandes vencedores
17/10/2010 - 10:00

Um verdadeiro panorama da música brasileira foi apresentado no II Festival Cultura de Música na noite de sábado, dia 16, no Teatro Estação Gasômetro, em Belém, que premiou "Garapé", do mestre Juvenal, como melhor música e, como melhor instrumental, "Chegou o Zé", de Adamor do Bamdolim. "Garapé" também foi a mais votada pelos internautas do Portal Cultura, com 4.630 votos. As duas composições vão participar do festival nacional promovido pela Associação das Rádios Públicas do Brasil (Arpub).

O Festival, que comemora também os 25 anos da Rádio Cultura FM do Pará, premiou, ainda, o artista revelação (Taís Guerino), o melhor arranjo (Legal e Ilegal) de Felipe Cordeiro, melhor intérprete instumental (Orquestra Ver-o-Peso), e melhor intérprete (Felipe Cordeiro).

Também foram eleitas as dez músicas que vão compor o CD do II Festival Cultura de Música. São elas:

1. "Garapé" (Mestre Juvenal)

2. "Legal e Ilegal" (Felipe Cordeiro e os Astros do Século)

3. "Que Brega é Você" (Allan Carvalho)

4. "Condição" (Banda Clepsidra)

5. "Angu Brasil" (Sérgio Leite)

6. "Festa de Santo" (Taís Guerino)

7. "Quase" (Patrícia Rabelo)

8. "Poema de Uma Rosa Só" (Fabrício dos Anjos)

9. "Luz" (Aíla Magalhães)

10. "Açude Solidão" (Alba Maria)


IGARAPÉS

Metre Juvenal disse que se inspirou nos igarapés que cortam o município de Ananindeua para criar a música vencedora do Festival. Foi observando o trabalho de sua filha e esposa que iam ao igarapé lavar roupa e fazer outros trabalhos que teve a ideia de compor a música, que tem como trecho inicial o seguinte: "A muié trabalhou tanto pra limpar um garapé, depois do garapé pronto quem comanda é zé mané".

Na sua simplicidade de caboclo amazônico, Mestre Juvenal, de 55 anos, que possui ainda cerca de 60 composições inéditas, se diz feliz ao ver sua música reconhecida e ser a mais votada. "Estou muito satisfeito, pois nós ensaiamos bastante e é muito bom ter o meu trabalho reconhecido e valorizado", contou antes de subir ao palco para receber a premiação das mãos da presidente da Fundação Paraense de Radiodifusão (Funtelpa), Regina Lima.

Já a presidente Regina acredita que a realização do festival é uma forma de movimentar o setor musical do Estado, apresentando-se como uma grande oportunidade para os artistas mostrarem seus talentos para todo o Brasil. "Eu creio que a tendência da rádio deve ser essa, de criar oportunidades para que os trabalhos dos artistas paraenses cheguem ao público", destaca.



------------------------------------------------------


Abraços do Quaderna!

3 comentários:

J.BOSCO disse...

chegou lá meu cumpadi!!
e toma votos...rss
vou querer um CD.
abraços

J.BOSCO disse...

parabéns Allan!!!
abs

Quaderna disse...

Valeu seu Bosco!!...

Pode cobrar o Cd!...

Aquele abraço!
ALLAN