terça-feira, 19 de junho de 2012

“PREGÕES – MELODIA DAS RUAS”


INSTITUTO ARRAIAL DO PAVULAGEM
PROJETO "ORALIDADES"

Evento: “PREGÕES – MELODIA DAS RUAS”, com o músico Allan Carvalho.
Dia: 19.06.12.
Hora: 19h.
Local: Sede do Arraial do Pavulagem (Boulevard Castilho França, Pça. dos Estivadores).
Entrada Franca.

---------------------------------------

O Arraial do Pavulagem, dentre os eventos comemorativos dos seus 25 anos, criou o projeto "Oralidades", que abre espaço para artistas, mestres de cultura popular, pesquisadores etc., demonstrarem suas vivências na cultura brasileira, especialmente na região amazônica. Nesta segunda edição, é a vez do grupo Quaderna, com o músico Allan Carvalho, que traz o projeto "Pregões - Melodia das Ruas". O evento acontece nesta terça-feira, 19.06, às 19h, na sede do Arraial do Pavulagem, com entrada franca.

O desafio de criar canções a partir dos pregões de rua - que são cânticos de venda dos comerciantes populares - é uma experiência ímpar a quem deseja mergulhar. Ainda mais quando esse fenômeno da oralidade vem desaparecendo no tempo e no espaço, talvez em decorrência das novas formas de comércio, que inibem o ambulante de transitar (trabalhar) em qualquer local. Mas, Belém resguarda, mesmo que timidamente, o dom de entoar “jingles” na voz de seus vendeiros – tapioqueiros, peixeiros, amendoinzeiros, pamonheiros e tantos outros -, permitindo que a cidade engravide de mágicas melodias, como se suas ruas fossem uma partitura viva, em compassos que vão da manhã até a noite, desenhando o perfil de uma época, de um povo. O projeto, desenvolvido pelo grupo Quaderna, vem novamente expor os resultados dessa vivência.

"O objetivo é de valorizar a memória dos pregões, identificando sua importância na sociedade, no quanto está presente no imaginário de nosso povo, seja pela sua utilidade mercantil e como fonte inspiradora em uma das mais importantes épocas da música brasileira, contribuindo assim para a sua visibilidade", diz Allan Carvalho, que na oportunidade demonstrará como se desenvolveu a pesquisa, levando os registros realizados nas ruas de Belém, algumas obras da música popular brasileira que já citavam esses personagens e seus cantos, além de comentar e cantarolar as músicas criadas a partir desta experiência.

O projeto vem sendo trabalhado desde 2011, por meio da BOLSA DE CRIAÇÃO, EXPERIMENTAÇÃO, PESQUISA E DIVULGAÇÃO ARTÍSTICA do INSTITUTO DE ARTES DO PARÁ. Em 2012, este trabalho também passou a ser divulgado através do PRÊMIO PROEX DE ARTE E CULTURA, da UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ.

Bora?

Um comentário:

Anônimo disse...

Quero muito conhecer esse trabalho de vocês. Como Faço? Sou paraense, cantora e compositora, moro no Rio, estarei em Belém de 01 a 08 de julho próximos.
Parabéns, sucesso, abraços,
Selma Gillet
www.selmagillet.com.br
selma_gillet@yahoo.com.br